Fundado em 25 de Março de 1939

A minha foto
Presidente: Carlos Janela Modalidades: Futebol, Futsal, Judo, Andebol, Basketbol e Natação

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Em casa no próximo fim-de-semana:


9 comentários:

  1. Mister Frederic – um treinador dos modernos…

    Sigo com bastante curiosidade todas as prestações das equipas jovens da Guarda nos Campeonatos Nacionais. Julgo que neste patamar de competição percebemos como evoluímos no jogo e no treino em comparação com equipas de fora do distrito, muitas delas com assento na 1ª e 2ª liga, e com quem acho que devemos aprender e aferir da nossa interioridade. É certo que a maior parte destes clubes apresentam aos seus atletas, condições de jogo/treino mais evoluídas. É certo também que a qualidade individual dos atletas das equipas a litoral é maior. Mas é certo também que tenho visto uma abordagem ao jogador/homem, por parte desses clubes que se caracteriza na base do respeito colectivo. Ora é precisamente esta última análise “respeito colectivo” que me leva a desenhar estas linhas em função dos comentários lavrados pelo Sr. Frederic - ex treinador (por vontade própria) de Juniores do Sabugal.
    Tenho visto nestes jogos, sim vejo alguns, uma enorme preocupação pelo staff técnico e directivo, dos clubes de fora, pelo comportamento técnico/táctico dos seus atletas, sendo que facilmente compreendo que só pela implementação rigorosa de regulamentos de conduta comportamental, durante todo o processo de formação, permitirá aos atletas e consequentemente às equipas, índices de rentabilidade superiores. Falo pois, de atitudes e posturas com respeito pelo treino/jogo (horários, presenças, compromisso pelo objectivo, respeito pelos intervenientes do jogo, humildade, etc.), que os atletas devem assumir individualmente para que colectivamente se respeitem e façam respeitar. Quando isto acontece o jogo resulta, porque cada atleta percebe o sacrifício que faz em prol do objectivo e tornam-se solidários. Aliando isto a uma boa orientação técnica e táctica, há equipas que parecem verdadeiros relógios. Isto começa nos directores e nos treinadores.
    Pois bem Sr. Frederic, vejo pelos seus escritos, neste fórum, e pelo jogo da sua equipa, que longe está de ser um desses relógios, embora com atletas com características técnicas únicas no distrito, que nenhuns destes atributos comportamentais lhe assentam muito bem. O seu discurso revela um enorme distanciamento do objectivo da formação. Criticar atletas e treinadores adversários, na brejeirice, dizendo que são fortes ou fraquinhos e alimentando um discurso de retaliação constante, não lhe trás dividendos. Pelo contrário… e ser imparcial não é fácil. Dizer que já ganhou isto e aquilo e desvalorizar pessoas que já deram muito ao futebol, é de alguém que nunca teve nada e se consome e esvazia na ânsia de ter tudo.
    Sr. Frederic, ser um treinador distrital não é fácil, mas basta querer para sê-lo. Difícil é ser homem íntegro, respeitar os valores, valorizar as aprendizagens e reconhecer que em certos momentos somos menos do que aquilo que alcançamos. ABANDONAR uma equipa como a que o Sr. Frederic deixou, sob pretexto de que os atletas não têm comportamentos adequados à exigência deste campeonato, só traduz o trabalho que como você diz, já faz há 5 anos com o mesmo grupo de atletas. Então que é feito do respeito colectivo? Que é dos regulamentos instituídos que tabelam o comportamento desejado? Há pois, não há. Mas o mais importante é não ficar associado como treinador, a uma equipa que perde todos os jogos e por muitos, não é?
    Sr. Frederic, escondermo-nos debaixo da saia suja dos outros, não só é feio como revela imaturidade e que não estamos preparados para os verdadeiros desafios. Teve o pássaro na mão tanto tempo e deixou que ele voasse, para depois dizer que ele fugiu porque alguém abriu a gaiola. A isto chama-se cobardia. O SC Sabugal merecia mais do que aquilo que o Sr. lhe fez. O pior é que agora a gaiola ficou lá … vazia.

    ResponderEliminar
  2. Gostei do post anterior, mas como não estou dentro do assunto, limito-me a deixar os resultados do fim-de-semana:

    Infantis
    Guarda 2000 4 - Sabugal 5

    Juniores (Nacional)
    Sabugal 0 - Lourosa 1

    Séniores
    Figueira 4 - Sabugal 2

    Aos infantis, parabéns pelo excelente resultado.
    Quanto aos juniores, mais uma vez custou vê-los a perder quando na verdade mereciam ganhar - falhar penaltis e oportunidade flagrantes da forma como tem acontecido em todos os jogos não pode ser só azelhice, é muito, mas muito azar. Quando a sorte mudar vão ver que vão conseguir, com ou sem treinador.
    Quanto aos séniores, este ano deve ser só mesmo para cumprir calendário, mas cuidado, os últimos lugares nunca foram honrosos, seja qual for a equipa e sejam quais forem os objectivos.

    ResponderEliminar
  3. Estará dentro do assunto quando ler os comentarios aos jogos do Sabugal (Campeonato Nacional de juniores 2011/12 e Campeonato distrital de Juniores 2010/2011) do Sr. Frederic no ZeroZero. Para isso basta carregar em cima do resultado de cada jogo no quadro de resultados de cada jornada. Divirta-se.

    ResponderEliminar
  4. No meio disto tudo e polemicas a parte só uma palavrinha para o Freitas, aguentas-te o barco no meio de uma enorme tempestade, em que nao era facil, nao abandonas-te, parabens por isso, os grandes HOMENS vem-se nestes momentos, nao desanimes fizeram um grande jogo com o lourosa, faltou sorte. Quanto ao Fred, nao falem de quem ja nao esta o rapaz la teve os seus motivos para sair epronto acabou dem tranquilidade a equipa.

    ResponderEliminar
  5. Primiro quando se fala no nome de pessoas e se ofende, era bom que essa pessoas se identificassem primeiro.
    Depois eu so tenho de justificar a quem direito tenho que é a direcção, se toda gente pensa que foi pelos resultados, estao muito enganados. Se os meus motivos sao validos ou nao, a quem dizem respeito é exclusivamente a mim e a direcção, agora não me culpem por tudo, porque se esta equipa esta na nacional é graças a mim e a direcção, se não conseguimos ser pessoas adultas e ter noção da gravidade das ofensas, ao menos dem a cara, e não se escondam atras de um ecrã criticar uma pessoa que sempre deu tudo pelo clube, e que sim formou jogadores e uma equipa, porque o trabalho esta a vista de todos. se sou bom ou mau treinador, isso jão nao posso responder, o que sei é que desde que representei o clube como treinador, nunca falhei em nada, mas fico feliz por saber que apesar de dizerem que sou um fraco treinador, dizem que faço falta, porque criticam-me por ter saido, em que é que ficamos afinal???mas fiquei a saber que sou uma pessoa importante, que uma pessoa que gostava de saber quem é, acompanha o meu trabalho e da minha equipa há pelo menos 2 anos, graças a esse senhor que teve a paciencia de me dedicar esse texto, fico a considerar que afinal a minha presença ou ausencia provoca importancia a certas e determinadas pessoas.
    Pra terminar, dizer que foi uma decisao dificil, mas foi o melhor pra todos.
    Cumprimentos
    Frederico Gonçalves

    ResponderEliminar
  6. no final e o que conta e salta à vista é que te achas o maior. Para quem foi campeão com jogadores dos outros e não conseqgue assumir um nacional tens ropia que até dá para vender. Dedica-te a outra coisa que no futebol não passarás de um reles distritaleiro como jogador e como treinador

    ResponderEliminar
  7. Nota-se mesmo que este ultimo comentario é de uma pessoa que nao sabe o que é futebol...ou pelo menos o que ele custa e implica...o Fred é um grande homem...distritaleiro...pessoa unicamente pobre de espirito para proferir essa palavra a um homem que entrou na historia do clube ao colocar uma das camadas na nacional...honrosa missao que poucos conseguiram em toda a historia do clube sendo que esta no interior e nao no litoral, pois no litoral grande parte dos juniores dao se ao luxo de ter 2 equipas enquanto ca para se arranjar 1 é bem dificil....so ele sabe o motivo que o obrigou a desistir desta tarefa, mas concerteza nao foram os resultados....pois nenhuma derrota na nacional envergonha um treinador que acabou o campeonato distrital com apenas 1 derrota....fico contente por esta equipa ter tantos comentaros porque é sinal de importancia e o fred deve estar orgulhoso por ter conseguido dar essa importancia ao clube...e sim...parabens ao freitas e força ao novo fred!!!

    ResponderEliminar
  8. O sexto comentário não foi enviado pela pessoa que enviou o primeiro. Não servem as comunicações por mim enviadas para insultar ninguém, apenas para reflectirmos nas consequências das acções. Boa sorte ao Freitas, ao novo e ao velho Fred e ao SC Sabugal.

    ResponderEliminar
  9. Eu lamento mas não concordo com a pessoa que escreve o comentário nº6 quando a pessoa que o escreve comenta o seguinte: ''Para quem foi campeão com jogadores dos outros... '' se essa pessoa está tão dentro do assunto podia ver que a maior parte dos jogadores são das escolas do sabugal muitos foram chamados para ir para outros clubes e nao quiseram...

    ResponderEliminar