Fundado em 25 de Março de 1939

A minha foto
Presidente: Carlos Janela Modalidades: Futebol, Futsal, Judo, Andebol, Basketbol e Natação

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Fim de Semana: 17 de Maio de 2009


E assim chega ao fim mais uma época desportiva, o Sporting Clube do Sabugal, com as equipas que ainda se encontravam em prova Infantis e Seniores, foi jogar fora no Domingo e garantir a 2ª e a 3ª posição respectivamente nos campeonatos que disputavam.

Infantis
A equipa de infantis do Sporting Clube do Sabugal despediu-se do campeonato distrital de infantis a jogar no recente sintético do estádio Municipal de Trancoso, frente à equipa da casa o Grupo Desportivo de Trancoso. Para este último jogo e com o objectivo de assegurar o 2º lugar na prova o treinador Tó-Zé fez alinhar com o nº 1 Pedro, o nº 8 Edgar, 7 Mica, 9 Bruno Lopes, 10 Cláudio © 5 Pereirinha e 14 Tó tinha ainda à sua disposição o nº 2 Miguel, 3 Henrique, 4 Vinhas, 6 Eduardo e 13 – Luís.
O jogo que teve início às 11h, começou com a equipa visitante a pressionar mais e logo aos 2 minutos Cláudio com um forte remate faz a bola embater na trave da baliza adversária, estava feito o primeiro aviso de golo para o S. C. Sabugal mas a primeira equipa a chegar ao golo acabou mesmo por ser a equipa da casa que aos 7 minutos de jogo abre o marcador. O G. D. Trancoso permaneceu na condição de vencedor apenas por 5 minutos e aos 12’ Pereirinha faz o golo do empate. Mesmo tendo começado a perder o S. C. Sabugal foi para o intervalo a vencer a equipa da casa por 4 a 1, os restantes golos desta primeira parte tiveram lugar aos 17, 21 e 25 minutos por intermédio de Tó, novamente Pereirinha e Cláudio respectivamente.
De regresso ao jogo para a 2ª metade do desafio logo aos 40 minutos Miguel entra e faz o seu primeiro golo no campeonato e o 5º para o S. C. Sabugal neste jogo. A equipa da casa (G. D. Trancoso) a perder por 5-1, aos 44 minutos teve a oportunidade flagrante para reduzir ao beneficiar de uma grande penalidade que o árbitro da partida assinalou quando o nº6 do Sabugal Eduardo “mete a mão à bola” na área do Sabugal, após a conversão desta grade penalidade o resultado permanece inalterado mérito para o guardião do Sabugal Pedro que a defende. Mas 3 minutos depois a equipa da casa acaba mesmo por reduzir a desvantagem e aos 47 minutos é “feito” o último golo do desafio.
Em suma, os infantis do Sporting Clube do Sabugal despedem-se do campeonato distrital de infantis com uma vitória por 5-2 frente ao Grupo Desportivo de Trancoso assegurando então a 2ª posição no campeonato com 31 pontos. O Campeão desta prova foi então o Núcleo Desportivo e Social da Guarda (NDS) “A”.

Seniores
No escalão principal da AFG, o Sporting Clube do Sabugal partiu para esta última jornada com todo em aberto, ou seja, com a possibilidade ainda de se sagrar campeão distrital, é certo que para isso dependia do Sporting Clube da Meda uma vez que mesmo em igualdade pontual na partida para esta jornada em “confronto directo” (primeiro factor de desempate) o S. C. Meda tinha um golo de vantagem.
Dos três jogos de onde ainda poderia sair o campeão distrital Meda, Sabugal e Aguiar da Beira o que em teoria seria mais difícil era o do S. C. Sabugal que foi jogar fora a Vila nova de Foz Côa (4º Classificado).
Para este importante jogo os técnicos do Sporting Clube do Sabugal apostaram no seguinte onze, com o nº 1 – Fred, 5 – Tó-Zé ©, 9 – Navarro, 13 – Manata, 17 – David Reis, 18 – Paulo Pernadas, 23 – Faneca, 30 – Batista, 33 – Rato e 86 – Jorge. À sua disposição no banco, a equipa técnica tinha com o nº 12 – Daniel, 3 – Janela, 8 – Ricardito, 14 – Costa, 15 – Fábio e 25 – Pires.
As coisas não correram como o pretendido, e aos 33minutos o G. D. de Vila ova de Foz Côa inaugura o marcador por intermédio do nº 7 Rafa. O S. C. Sabugal não conformado com a desvantagem tenta a todo o custo chegar ao golo do empate ainda antes do intervalo mas este “teima” em não acontecer, a este respeito de salientar dois momentos uma boa iniciativa de Jorgito que recupera a bola junto ao banco do S. C. Sabugal e progride no terreno até à baliza adversária rematando mas o guardião da equipa da casa nega o golo ao jogador do Sabugal, um outro momento surge aquando um remate de Navarro que vai em direcção à baliza à guarda de Valter mas o central da equipa da casa Zé Pedro não desisti e tira para canto. Na sequência da jogada de Jorgito (acima referida) este acaba por cair e lesionar-se acabando por ter de abandonar a partida para se dirigir ao hospital e para o seu lugar entrou na segunda parte o nº 8 Ricardito.
Se na primeira parte o árbitro da partida, Gonçalo Martins não sentiu necessidade de exibir qualquer cartão já na segunda parte mostrou 6 cartões amarelos 2 para o S. C. Sabugal 4 para o G. D. V. N. Foz Côa, o primeiro aos 52minutos para o nº 7 do Foz Côa Rafa onde a falta que lhe dá origem, dá também origem a um livre à entrada da área a favor dos visitantes, mas o marcador permanece inalterado em todo o tempo regulamentar mesmo e apesar de várias tentativas sem sucesso. Aos 69minutos o S. C. Sabugal faz a sua segunda e última alteração no onze inicial saiu Manata com o nº 13 e para o seu lugar entrou com o nº 14 Costa.
Já em período de compensação, 4minutos dados pelo árbitro da partida, há uma grande penalidade a favor do S. C. Sabugal originada por uma falta de Zé Pedro (do Foz Côa) sobre Navarro na área da equipa da casa, falta esta que teve como consequência não só a grande penalidade mas também a expulsão por vermelho directo do jogador da casa. Chamado a converter Ricardito marca e faz então o tão esperado golo.
Com este empate na última jornada e uma vez que tanto a Meda como o Aguiar da Beira venceram os respectivos desafios, o Sporting Clube do Sabugal termina na terceira posição com 63 pontos a dois pontos do campeão o Sporting Clube da Meda (65 pontos) e a um do segundo classificado o A. D. R. C. Aguiar da Beira (64 pontos).
Ainda assim no compito geral da época 2008-2009 o saldo é positivo o Sporting Clube do Sabugal termina então na terceira posição e com a defesa menos batida de todo o campeonato (16 golos sofridos em 30 jogos, apenas 3 golos sofridos em casa) e marcou 49 golos e fazendo um resumo da época a equipa alcançou 19 vitórias, empatou por 6 vezes e sentiu o sabor amargo da derrota por 5 vezes.

Sem comentários:

Enviar um comentário