Fundado em 25 de Março de 1939

A minha foto
Presidente: Carlos Janela Modalidades: Futebol, Futsal, Judo, Andebol, Basketbol e Natação

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Época 2008-2009

No fecho de mais uma época desportiva, em que o Sporting Clube do Sabugal comemorou em Março do presente ano, 70 anos de existência, o resultado da prestação das equipas do clube nos diferentes escalões em compito geral foi positivo.
Começando pelos mais pequenos, esta época o Sporting Clube do Sabugal entrou com duas equipa de escolas de futebol (“Escolinhas”), a adesão das crianças do concelho à iniciação desta modalidade, foi bastante positiva. Eram muitas as crianças desta faixa etária que às terças-feiras se reuniam no Pavilhão Municipal e sob a orientação do treinador Manuel Manata preparavam os encontros que foram acontecendo ao longo da época. A evolução das crianças foi notória ao longo desses mesmos encontros, algo que ficou provado pela melhoria substancial dos resultados alcançados.
A equipa de Infantis foi uma das equipas do clube com melhor prestação nesta época. Orientada pelo treinador António Póvoas (Tó-Zé), a equipa contava com cerca de 20 atletas inscritos e integrou a série B da 1ª fase do campeonato distrital de infantis, disputado desde o início de Outubro até ao início de Janeiro. Nesta 1ª fase a equipa alcançou o 1º lugar da série, para isso enfrentou equipas como GDR Lameirinhas, Guarda 2000, SCGonçalense entre outras.
A 2ª fase deste campeonato foi constituída pelas equipas vencedoras de todas as séries e foi disputada até ao dia 17 de Maio. Nesta fase o Sporting Clube do Sabugal enfrentou as equipas do NDS “A” e “D”, São Romão “A”, Escola de Oeiras, UDPinhelenses e GDTrancoso, e alcançou um honroso 2º lugar atrás da formação do NDS “A” (Campeão de Infantis 2008-2009).
No que toca aos Iniciados, equipa orientada pelo treinador Jorge Freitas, o resultado final a avaliar pelos resultados alcançados não é de todo positivo uma vez que totalizaram como derrotas os 22 desafios disputados, contudo é preciso ter em consideração que esta equipa disputava não um campeonato distrital mas sim o campeonato Nacional de Juniores C (Iniciados). Visto isto e uma vez que a equipa era constituída por atletas na sua maioria no primeiro nível da categoria era notória a diferença não só de idade mas também de maturidade em relação a equipas adversárias, equipas que tinham já outro tipo de preparação em campeonatos nacionais, ainda assim e apesar do último lugar no campeonato notou-se alguma evolução na equipa, de derrotas algo expressivas no início passamos a derrotas em que a equipa sofria menos golos. Esta passagem pelo Nacional valeu pela experiência adquirida.
Da equipa de Juvenis, as expectativas do início da época não corresponderam ao resultado no final. Esta equipa constituída maioritariamente pelos atletas que na época anterior tinham sido campeões de iniciados, foi novamente orientada pelos treinadores Ricardo Igreja e Frederico Gonçalves e terminou na 6ª posição da tabela classificativa e apenas com um dos treinadores (Frederico Gonçalves).
Neste campeonato disputado de Novembro a Março, a equipa do S. C. Sabugal venceu por 7 vezes, perdeu também por 7 e empatou 4 vezes em 18 jogos realizados. O campeão de juvenis da época 2008-2009 foi o Grupo Desportivo de Trancoso.
Quanto à equipa de Futebol Feminino (Juniores), que disputou o campeonato distrital da categoria (onde entraram duas equipas da AFVila Real) o saldo foi positivo, a equipa terminou a época na 3ª posição da tabela classificativa atrás da Guarda 2000 (Campeã Distrital 2008-2009) e do Sport Clube da Régua (AFVila Real). Atendendo ao facto de que as atletas eram maioritariamente as mesmas da época anterior a sua evolução foi notória uma vez que na época 2007-2008 nem pontuaram. A equipa orientada por Frederico Gonçalves, esteve em competição desde o final de Novembro até ao final de Abril, esta época não foi muito regular a nível de datas uma vez que os jogos foram adiados por diversas vezes devido ao mau tempo (neve), ainda assim foram cumpridos os 10 jogos agendados e o Sporting Clube do Sabugal venceu 4 dos 10 desafios, empatou 1 e perdeu 5 totalizando 13 pontos.
Depois de analisar a época das camadas jovens falta então a equipa sénior do Sporting Clube do Sabugal que este ano foi orientado por Manuel Barbosa e José Carvalho, disputou novamente o Campeonato Distrital da 1ª Divisão, campeonato que teve início a 28 de Setembro e terminou a 17 de Maio. Após a primeira jornada ninguém fazia prever o desenrolar do campeonato, pois a época começou com um empate a duas bolas em Figueira de Castelo Rodrigo e ao fim de 4 jornadas a equipa tinha apenas 6 pontos. Na 5ª jornada o rumo começou a mudar e seguiram-se 6 vitórias consecutivas.
Por isto e por muito mais, pode-se afirmar que a caminhada do S. C. Sabugal no campeonato “maior” da Associação de Futebol da Guarda mostrou-se muito positiva, de tal forma que por várias vezes ao longo do campeonato a equipa ocupou a 1ª posição na tabela classificativa e ao longo de todo o campeonato manteve-se quase sempre nas três primeiras posições, isto deu até asas a que muitos sócios e simpatizantes do clube “sonhassem” com voos mais altos, de uma possível subida à terceira divisão nacional. Este “sonho” manteve-se acesso até à última jornada do campeonato para a qual o Sporting Clube do Sabugal partiu com os mesmo pontos que o Sporting Clube da Meda (62 pontos) na primeira posição.
Mas a última jornada ditou a 3ª posição na tabela classificativa atrás da ADRC Aguiar da Beira (64 pontos) e do Sporting Clube da Meda (65 pontos e Campeão Distrital 2008-2009) esta classificação verificou-se pois no último jogo o S. C. Sabugal terminou com um empate, tal como tinha começado desta vez frente ao Grupo Desportivo de Vila Nova de Foz Côa.
Ainda assim no compito geral da época 2008-2009 o saldo é bastante positivo o Sporting Clube do Sabugal termina então na terceira posição e com a defesa menos batida de todo o campeonato (16 golos sofridos em 30 jogos, apenas 3 golos sofridos em casa) e marcou 49 golos. Fazendo um resumo geral da época a equipa alcançou 19 vitórias, empatou por 6 vezes e sentiu o sabor amargo da derrota por 5 vezes.
Em suma, todas as equipas do Sporting Clube do Sabugal estão de parabéns pois todas elas, dentro das suas possibilidades, deram o seu melhor e foi notória a sua evolução até mesmo daquelas em que os resultados não eram assim tão positivos.

1 comentário:

  1. Caros sócios e simpatizantes do SC Sabugal,
    Antes de efectuar um comentário à Época 2008/2009 do SC Sabugal, queria felicitar os responsáveis pela iniciativa de colocar o SC Sabugal "on-line". Requer muito trabalho e dedicação, mas com o apoio de todos vão seguramente encontrar energia para continuar.
    Sobre a Época 2008/2009 do SC Sabugal que tive o prazer de partilhar, queria destacar o seguinte:
    Enaltecer o trabalho desenvolvido nas escolas de futebol, com muitos jovens, orientado por responsáveis dedicados que garantem a sustentabilidade do SC Sabugal. Estes serão os futuros atletas do clube. Felicitar os infantis pela época realizada. Apesar dos resultados não serem a expressão máxima do trabalho realizado, a classificação obtida é extraordinária. Sublinho a qualidade de jogo e processos muitas vezes evidenciada por esta equipa com jogadores de muito boa qualidade para o seu escalão. Os iniciados, uma aventura. Só o desconhecimento da realidade do actual Campeonato Nacional de Iniciados poderia levar alguém a exigir mais desta equipa. Parabéns pela coragem em participar neste campeonato. O desafio era exigente e foi bem superado. A participação dos juvenis no respectivo Campeonato Distrital deve ser olhada com esperança. Grupo de atletas com qualidade, bem orientados, com dinâmica e capacidades diversas, colocam no horizonte a forte possibilidade de vencer o Campeonato Distrital de Juvenis no próximo ano. Sobre a inexistência do escalão de juniores, resta-me encorajar os responsáveis pelo clube a criarem este escalão. Um clube da dimensão do SC Sabugal deve ter escalão de juniores. A participação do seniores no Campeonato Distrital da I Divisão foi na minha opinião excepcional. Uma época que deve honrar todos aqueles que nela participaram. Para além dos resultados positivos, 19 vitórias, 6 empates e 5 derrotas, melhor defesa (apenas 16 golos sofridos), (metade dos golos sofridos pelo Benfica no mesmo número de jogos), guarda-redes menos batidos, apenas 3 golos sofridos em casa. Jogar no Sabugal voltou a ser difícil para os adversários. Uma época onde foi possível despertar os envolvidos para um trabalho diferente, foi possível despertar os atletas para o prazer de treinar e treinar melhorando as suas capacidades para o jogo. Foi possível potenciar as capacidades de atletas mais jovens, menos utilizados em anos anteriores e que mereceram todas as oportunidades que lhes foram concedidas. Aos atletas mais experientes foi possível desafia-los para a superação das suas capacidades. Por fim, fica a sensação de que com o mesmo grupo, sem mais, os resultados obtidos poderiam ter sido ainda melhores. Aos jogadores do SC Sabugal, os verdadeiros responsáveis por tudo o que o Sabugal fez este ano, o devido reconhecimento pelo seu empenho e dedicação ao clube.
    Aos directores do SC Sabugal, o reconhecimento pela presença e apoio constantes à equipa. Uma palavra de apreço para as outras actividades desenvolvidas pelo SC Sabugal, das quais não tenho um conhecimento profundo e motivo pelo qual não emito opinião.
    Saudações desportivas,
    José Carvalho

    ResponderEliminar